Eu Professor - Conceição Linhares

 

O início de um sonho...

Maria da Conceição Linhares da Cruz Chaves, professora Conceição Linhares. Filha de Maria Linhares da Cruz e Joaquim Pereira da Cruz, a caçula de doze irmãos. Hoje esposa, mãe, amiga, professora...
No povoado Gamelos nasceu Conceição e seus sonhos. Sonhos talvez bem ousados tanto para a época quanto para a realidade da família Linhares. 
Quando Michelle Ramos (2018)  escreveu que sonhos são "intensos desejos geradores de motivação" parecia ter conhecido nossa homenageada e quis dedicá-la essa citação. A ousadia da pequena Conceição e a força com a qual essa agarrou-se aos estudos para mudar a vida família moldaram a profissional que hoje é referência na educação de Buriti.
"Eu vim de uma situação não vulnerável, mas precária em termos financeiros [...] É algo assim tão de sofrimento. Venho de uma luta, porque eu nasci numa família de doze irmãos, sou a décima segunda e nessa família de doze e eu sendo a mais nova, eu não tinha nenhuma referência para estudo pois nem todos concluíram o Médio e a maioria nem o Fundamental. Eu tinha como desmotivação a pobreza extrema, a distância - tinha que vim pra escola a pé - e uma mãe doente. Eu tinha todos os motivos para não estudar, mas quando eu via aquela pobreza e era algo quem me incomodava tanto e eu ficava tentando entender por que algumas pessoas tinham tanto  e outras não tinham nada. Então pra mim o único caminho que tinha era eu estudar, mas eu estudei por vontade própria. Estudei porque eu me via na necessidade de ajudar os outros que estavam ali na mesma situação que eu estava vivendo". - Conceição Linhares
Nascida em Buriti, em uma família numerosa e até então sem referência para estudo, pobreza extrema, mãe depressiva, moradia distante da escola... Esses são alguns pontos que desmotivariam alguém facilmente, mas desistir é muito fácil.
Embora a distância fosse um fator que desmotivasse a ida à escola, ano após ano, mesmo sem o acompanhamento da família e com o cansaço do trabalho, Conceição seguia firme e sempre com boas notas. Via nos estudos o realizar de seus sonhos e, ao olhar com admiração as duas professoras que lhe inspiraram o ofício, professora Agnes e professora Francisca Freitas, o desejo de ser professora floresceu. 
Formou-se no Magistério no C. E. Carmem Costa. Casou-se em 1997 e em 2000 sua primeira grande conquista, o nascimento de Francisco Davi.
O que falar da dona Maria da Conceição? São tantas coisas que é difícil de separar todas as ideias, mas eu vou tentar. Bem, eu sempre a descrevo como a mulher mais forte do mundo, pois já passou por muita coisa. É uma lutadora desde criança, porque teve de vencer inúmeros obstáculos pra chegar onde está, e quando se vem de onde ela veio.... Digamos que nem todo mundo teria essa fibra.
Minha mãe nasceu numa família muito humilde, então passou a infância sem saber o que eram todos os prazeres que uma criança abastada teria. Ela começou a trabalhar muito cedo. Pra poder possuir o básico, ela tinha que trabalhar em dobro. O dinheiro era pouco, então nem sempre podia se dar ao luxo de ter boas roupas, calçados, ou bons materiais escolares. Assim foram seus anos de juventude.
Eu acredito que seu diferencial sempre foi a fé na educação como uma forma de mudar de vida. Ela procurava estudar e se dedicar, mesmo quase sem tempo. Eu mal posso mensurar quantas noites ela deve ter passado em claro resolvendo questões de matemática e de outras disciplinas. Mal posso mensurar quanto sangue ela deu por acreditar nesse sonho. Ela lutou desde o início, até conseguir, e nunca desistiu.
Minha mãe é uma pessoa incrível. É muito carinhosa, e parece sempre saber dar o conselho exato para aqueles que precisam. Comigo, ela sempre foi rígida quando o assunto era o meu futuro acadêmico. Quando criança, nas vezes que aprontava, eu era severamente punido e tinha de ler e estudar até altas horas da madrugada, com ela bem do meu lado. Nossa, era assustador. Mas hoje, ao olhar pra trás, eu entendo perfeitamente o motivo: minha mãe sempre me disse que não tinha condições de me dar um patrimônio vultuoso ou um status social que me ajudasse. Não. Nós não somos ricos. A única coisa que ela podia me oferecer era uma boa educação, porque a educação é uma oportunidade, e uma esperança. O conhecimento é seu, e sempre será. Ninguém vai lhe tirar isso.
As palavras ríspidas e o jeito "general" da minha mãe mãe mostravam o tempo todo o quanto é preciso ser forte pra se chegar a um objetivo concreto. Neste mundo, a vida passa cada vez mais rápido, e não há tempo pra ser desperdiçado. As oportunidades sempre aparecem para aqueles que estão preparados. 
Talvez você, meu bom leitor, ache um pouco extremo, mas de fato, minha mãe nunca tentou me proteger do mundo. Pelo contrário: ela me ensinou desde cedo como ele funciona. Muitos já tiveram da minha pessoa uma imagem mais branda, de alguém protegido. É aí que se enganam. 
Todas essas lições me foram passadas pela mesma mulher. E eu sou extremamente grato a ela por tudo. Minha professora, que mesmo cansada de um dia inteiro de trabalho, ainda era capaz de revisar as tarefas da escola comigo na parte da noite (ou de me dar bronca por ter lembrado de comprar a cartolina do trabalho de segunda de manhã num domingo a noite, rs); minha conselheira[...]. Minha referência de família e de sucesso. Minha mãe.
Eu nasci de uma lutadora, em uma família de lutadores. Ela me ensinou sobre humildade e respeito, e me ensinou sobre disciplina e tantas coisas mais. Mãe, eu não tenho palavras pra te agradecer. Eu tento dar o meu melhor todos os dias, pra seguir meu caminho, como você me ensinou. A sua luz tem sido meu guia por muito tempo, e espero que um dia eu possa servir como a luz no caminho de alguém. Sua presença na minha vida foi importantíssima, pois você me ensinou a ser alguém mais forte e resiliente. Seu exemplo inspira centenas, talvez milhares, a dar tudo de si em busca de um sonho. Eu não sou capaz de expressar o orgulho que sinto de ser seu filho, de ter nascido nessa família maluca, mas com muito amor pra dar. Pra muitos, você é a famosa professora Conceição Linhares, que impõe respeito por onde passa e não leva desaforo pra casa. Mas, pra mim, você é a minha querida mãezinha, sempre alegre apesar de todo o cansaço, e sempre amável apesar de às vezes ameaçar passar minha cara nas paredes da cozinha e pintar elas com meu sangue. Eu te amo do fundo do coração. Você merece todas as homenagens possíveis!
Do seu aluno, discípulo, as vezes saco de pancada. Do seu filho, Davi Linhares.❤️
Graduou-se em Pedagogia em 2011 no Instituto Superior de Educação do Sul do Piauí - ISESPI e especializou-se em Gestão e Supervisão Escolar em 2015 na Faculdade Integrada do Brasil - FAIBRA. Esposa e mãe exemplar, amiga leal e professora admirável. Eis nossa homenageada! Uma vencedora e inspiradora. Sua história de vida nos faz crer que todos os sonhos são possíveis. 
Uma amizade não se faz pelo tempo que existe, mas pela sinceridade do sentimento que há presente nela. Com a frase acima inicio descrevendo esse ser " Especial", que conheci há mais de 25 anos. Nossa amizade tem como base não o tempo, mas o respeito, a sinceridade, a lealdade, o olhar amigo. Assim nos tornamos amigas-irmãs. Conceição Linhares, menina que nasceu do povoado Gamelos,  se tornou esposa e mãe exemplar, se destacou no meio educacional, pela profissional que és, inteligente, responsável, competente, batalhadora, que acredita em um mundo melhor através da Educação. Com essa visão tem contribuído para o desenvolvimento da Educação do município de Buriti, despertando e realizando o sonho de muitas famílias ao verem seus filhos ingressarem e concluírem a vida acadêmica. A esse ser tenho muita admiração e orgulho, uma filha que não mede esforços para cuidar e estar ao lado de sua mãe, pela empatia que nutre pelo outro, sempre solidária e que transmite paz a todos ao seu redor.  A você, minha amiga-irmã, todos os aplausos. Fraternalmente, Eline.




...deu tudo certo.

Professora Conceição, tive o prazer de conhecê-la no Colégio  que carrega o nome de minha mãe Mariana, no Alto da Moderação. Percebi de logo sua aptidão para o santo oficio de ensinar. Tenho testemunhado sua dedicação exemplar ao magistério. Sensível e idealista, exercita na sua relação professor-aluno,  a virtude da empatia. A ideia  permanente de ajudar e valorizar o estudo tem motivado minha adesão aos seus projetos de incentivo aos alunos estudiosos. Você, professora Conceição, é,  a um só tempo,  professora e educadora, pois transmite conhecimento  e é comprometida com a formação integral  dos seus alunos preparando-os para a sociedade.  Associo-me às homenagens prestadas a você, como professora e educadora modelar, com imenso prazer,  augurando-lhe o prosseguimento vitorioso de sua luta. Fraternalmente, Raimundo Marques

Professora Conceição desde 1992, quando ainda era aluna do Ensino Médio - Magistério no C. E. Carmem Costa e fora solicitada para assumir uma turma na U. E. Gedeão Ribeiro, no povoado Saquinho. Tendo excelentes referências e notas, de imediato conseguiu recomendação e, assim começou a história da Conceição professora. Permaneceu na U. E. Gedeão Ribeiro até o ano de 1995. No ano de 1997 foi aprovada no Concurso Público Municipal de Buriti e passou a lecionar na U.I. Inácia Vaz, escola em que estudou o Ensino Fundamental - Anos Iniciais e que havia prometido a si que retornaria àquela escola como professora, sonho realizado com sucesso.

E por que não ser professora na escola em que formou-se? Sim, ela foi. Durante 10 anos ministrou aulas de Matemática no C. E. Carmem Costa e anos depois assumiu a coordenação pedagógica. Por falar em coordenação pedagógica, a U.I. Inácia Vaz, na modalidade de Educação de Jovens e adultos - EJA, foi um de seus desafios enquanto coordenadora. Já sabemos que desafios são para serem vencidos, então... A matrícula inicial que era de 23 transformou-se em pouco mais de 200 alunos. Isso mesmo, 200.

E a escola Mariana Alves? Vamos lá! 

A história com Mariana Alves, escola à qual nossa homenageada pretende retornar, começou com a aprovação em seu segundo Concurso Público Municipal, em 2015*. Conceição Linhares não esconde e não nega a sua estima pela U. E. Mariana Alves. Durante os anos em que permaneceu na escola desenvolveu o Projeto Aquarela, um projeto e firmou parceria com a Família Marques, que têm contribuído e apoiado os projetos da escola que carrega o nome da matriarca da família. Sem dúvidas, o trabalho realizado nessa unidade de ensino é uma de suas maiores conquistas e orgulho. 




Além dos sonhos...



Entre sonhos e sonhos, em 2010 nasceu o COSMO. Depois do nascimento de Davi, sua maior conquista. Colégio Professora Maria do Socorro Costa Mourão - COSMO, fruto do sonho de duas amigas, na época, "loucas". Isso não vai dar certo, diziam. Deu.
"Um sonho que começou do nada, da noite para o dia, de uma história que nós começamos com a Valdilene Rocha. Uma conquista que não é minha, é de Buriti. Eu vejo no COSMO a esperança de um futuro melhor para os jovens de Buriti. Hoje você chega no Posto e tem biomédico, nutricionista, psicólogo... Temos advogados... Temos todos os profissionais graças a Deus e a vocês (professores) que sempre deram o seu melhor. Todo o meu respeito e gratidão aos professores que passaram pelo COSMO. O COSMO parece que está ligado ao meu sangue... Não gosto quando alguém fala mal, na mesma hora eu fico triste."- Conceição Linhares

O COSMO oportunizou o primeiro emprego para muitos jovens professores buritienses, recém formados ou ainda graduandos. Hoje, referência em Buriti, o Colégio tem formado jovens promissores e alcançado um  elevado número de aprovados no ENEM nos últimos anos. 

"Imagine você querer estudar e não ter como?" - Conceição Linhares

Essa indagação rendeu bolsas de até 100% a alguns alunos que tinham o desejo de estudar, mas os pais não tinham condições de custear as despesas da escola. Assim, o que antes era sonho, hoje é real. Esse olhar humano, esse acolher aqueles que têm o mesmo desejo da menina Conceição dos Gamelos é, indubitavelmente, a definição de Conceição Linhares.

"Aquilo que eu queria eu consegui. Eu digo para o meus alunos e para qualquer pessoa no mundo é que você corra atrás, pois se você acreditar e se você tiver coragem você consegue [...] Eu não escolhi ser professora por falta de opção. Eu sempre fui muito determinada e é isso que eu digo para o meu filho. Eu nunca imaginei que eu pudesse chegar onde eu cheguei porque pra mim isso é muito. Eu te digo que é muito mesmo. Imagine você não ter o que comer e hoje poder escolher o que vai comer? Eu estudei com um Kichute rasgado e hoje um filho meu poder escolher que tênis quer calçar, pra mim é uma dádiva, uma bênção que recebi" - Conceição Linhares

E você, leitor? Qual sua motivação para seguir firme ou retomar aquele projeto engavetado? Não permita que suas "desculpas" sejam maiores que seus sonhos. 

Por Ismenia Soares


*O Concurso Público Municipal em questão foi realizado em 2012, mas os aprovados só começaram a assumir os cargos em 2015.

Comentários

  1. Gratidão à professora Conceição Linhares por ter nos concedido essa entrevista e atendido o pedido de nossos leitores. Uma história de sonhos, lutas e vitórias... Chuva de bênçãos em sua vida!

    ResponderExcluir
  2. Quero agradecer imensamente a professora Ismênia Soares a quem tenho um enorme respeito, às pessoas que participaram e aos leitores pela indicação.
    Fiquei lisonjeada com a homenagem, falar de Educação é algo que me emociona, pois sei o quanto ela tem um valor transformador na vida de uma pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Conceição Linhares, a você serei eternamente grata. Tantos ensinamentos, palavras de conforto e puxões de orelha. Você é inspiradora, obrigada por tudo e por tanto.

    ResponderExcluir
  4. Professora Conceição Linhares pessoa especial acolhedora meressedora de todos os aplausos. Obrigada por tudo...o mundo precisa de mais pessoa e profissional como você 👏

    ResponderExcluir
  5. Professora Conceição Linhares pessoa especial acolhedora meressedora de todos os aplausos. Obrigada por tudo... O mundo precisa de mais pessoa e profissionais como você 👏

    ResponderExcluir
  6. Eu amo muito ❤️❤️❤️ Inspiração ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  7. Amo muito ❤️❤️❤️ Inspiração ❤️

    ResponderExcluir
  8. Amei a homenagem! Professora Conceição é uma grande mulher e profissional. É uma pessoa admirável. Sou grata por tê-la como amiga.

    ResponderExcluir
  9. Professora Conceição Linhares, mulher forte e guerreira, só tenho a agradecer pelos conhecimentos repassados, conselhos e força sempre que precisei. Meu muito obrigado por tudo e por tanto.

    ResponderExcluir
  10. Nossa que mulher! Que educadora! Professora Conceição sempre tem as palavras e os ensinamentos certos na hora certa. Obrigada pelos ensinamentos e oportunidades que você concede a muitos de nós; estudantes, professores e amigos que lhe rodeiam.

    ResponderExcluir
  11. Para mim sempre será professora Conceição, embora não tenha nos encontrados dentro de uma sala de aula (escola)... Mas foi minha instrutora na vida, cada palavra de ótimismo que ouvir me fizeram acreditar cada vez mais no meu sonho de alcançar um futuro melhor. Não conheci ninguém que ama compartilhar o conhecimento como a Professora Conceição. Sou muito grata por ter conhecido você.💟 Pessoa amável, Aplausos .

    ResponderExcluir
  12. Parabéns professora, mulher excepcional que foi um dos meus alicerces. Levarei comigo sempre em meu coração! ♥️

    ResponderExcluir
  13. Professora Conceição, é emocionante ler sua história! Uma homenagem mais que merecida, parabéns, minha querida inspiradora! Sou muito grata por todos ensinamentos, tenho uma consideração enorme por você!

    Obrigada, Ismênia, por nos proporcionar conhecer um pouco mais da bela história dessa grande educadora.

    ResponderExcluir
  14. Muita honra conhecer uma pessoa assim!!

    ResponderExcluir
  15. Admiro muito minha tia e agradeço muitad coisas a ela. Grande mulher e grande profissional.

    ResponderExcluir
  16. Gosto de ler histórias reais assim como a sua. Quando leio essas crônicas reais tenho plena convicção de que é apenas através da educação que podemos mudar nossa realidade. Parabéns e continue sua batalha por uma educação de qualidade pelo nosso município. Que venha muitos e muitos frutos dessa sua luta árdua, mas gratificante ...

    ResponderExcluir
  17. Parabéns,Conceição vc é merecedora dessa escolha,minha cunhada ,comadre e amiga,dizer aqui o meu muito obrigada, por ter me incentivado a concluir o meu Magistério e chegar a uma Faculdade ,vc é um exemplo de pessoa.👏👏👏

    ResponderExcluir
  18. Linda homenagem! Parabéns, professora Conceiç.... Quero dizer, parabéns mãe.🙏❤️

    ResponderExcluir
  19. Parabéns professora Conceição Linhares pela a pessoa que você é amiga irmã filha mãe 👏❤ você é a inspiração pra muitas pessoas que hoje ver sua linda história de realização 👏 MARIA DO SOCRRO

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Professora!A Sra. é merecedora de todas suas conquistas.Só tenho a agradecer por todo carinho e companheirismo pelo período que trabalhamos juntas,pela amizade que ficou,pelos ensinamentos,pois a Sra. teve grande contribuição no meu caminhar profissionalmente .Deus abençoe sempre.🥰

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eu Professor

Dia de festa em Governador Nunes Freire