Eu Professor

Big Blog Buriti apresenta "Eu Professor" 

Dia do Professor - Você sabe a origem dessa data? Não... Então deixa que o BBB te explica.



Vamos lá!!!!

Mundialmente, a data que faz referência ao dia do professor é comemorada no dia 05 de outubro. Sim, 05 de outubro. 
O dia 05 de outubro foi instituído Dia Mundial do Professor no ano de 1994 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO. A data escolhida celebra a aprovação do Estatuto dos Professores, fruto da Recomendação da OIT/UNESCO numa conferência intergovernamental convocada pela UNESCO, em Paris, datada de cinco de outubro de 1966. Tudo bem até aqui?

Por que no Brasil a comemoração é dia 15 de outubro?

Isso é uma longa história...
Em 15 de outubro de 1827 - isso mesmo, 1987-,  o então Imperador do Brasil, D. Pedro I, em um Decreto Imperial, criou o Ensino Elementar que, entre outros pontos, tratava da contratação e salário dos professores. Mas ainda não foi exclusivamente por esse motivo...

...anos depois.

Apesar do acalorado discurso do então presidente do Brasil Getúlio Vargas, em 1943, fazendo menção à importância do professor, somente em 1947 tem-se registro da primeira comemoração de um dia dedicado ao professor. Efetivamente ainda não foi dessa vez, mas continuemos...

Antonieta de Barros - Atentem-se a esse nome!

Antonieta de Barros, entre tantas contribuições em seus mandatos parlamentares, criou a Lei nº 145 de 12 de outubro de 1948 e, finalmente fora instituído o Dia do Professor em 15 de outubro em recordação ao primeiro decreto educacional no território brasileiro. Será que temos a efetivação da data? Não. 
Oficialmente, somente pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963 é que o tão sonhado dia 15 de outubro tornou-se feriado escolar nacional.

Assim, desde 1963, no Brasil, o Dia do Professor é comemorado aos quinze dias do mês de outubro. A data é dedicada também à valorização do professor, que é todos os profissionais em um. 

Agora que você já sabe sobre a instituição dessa data tão festiva, que tal homenagear aquele (s) professor (es) que você leva pra vida?

Durante essa semana estaremos homenageando os professores indicados por nossos leitores na Seção Eu Professor. Participe! 



Comentários

  1. Eu já estou ansiosa pelas homenagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas homenagens dos Professores brasileiros que tanto mereces essas palavras de auta estimas e um futuro melhor para as nossas crianças do nosso querido Brasil.

      Excluir
  2. Parabéns a querida professora Ismenia Soares❤

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, uma linda iniciativa, homenagear nossos queridos professores.

    ResponderExcluir
  4. Homenagem mais que bem merecida. Nossos professores merecem o melhor. O texto ficou muito legal🤗

    ResponderExcluir
  5. Sugiro o Nome da Professora Conceição Linhares.

    ResponderExcluir
  6. "Uguerreiro sem espada
    sem faca, foice ou facão
    armado só de amor
    segurando um giz na mão
    o livro é seu escudo
    que lhe protege de tudo
    que possa lhe causar dor
    por isso eu tenho dito
    Tenho fé e acredito
    na força do professor."
    Bráulio Bessa escolheu palavras maravilhosas para homenagiar os professores e eu conheço a pessoa certa para receber essa homenagem, professora Ismênia Soares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Professora Ismenia merece todas as homenagens por este dia. Tem história e carreira, fez dos desafios degraus para conseguir com êxito seus objetivos. Parabéns Professora Ismenia pela iniciativa. #Avante, o céu é o limite. 👏👏👏

      Excluir
  7. Muito boa essa publicação feita. Adorei o conteúdo!

    ResponderExcluir
  8. Minha homenagem vai para a professora Delma Cunha (viúva de Chico Rego). Guardo até hoje a forma que ela tratava seus alunos, na época ela lecionada a famosa Cartilha( hoje alfabetização), na União Artística Operária Buritiense, ela era doce, meiga e linda, continua. Parabéns minha amada professora 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de homenagear a querida professora Conceição Linhares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus parabens vai prara todos os professores em especial ha professora Ismenia😍💝

      Excluir
  10. Contem a história da professora Dórys.

    ResponderExcluir
  11. Minha homenagem de hoje é para a Professora Antônia Zélia Cunha, filha de Buriti, onde mora até hoje, uma das primeiras professoras normalista da cidade! "O verdadeiro professor inspira os alunos a aprender através do seu jeito de ensinar". E você Professora Zélia inspirou muitos de seus alunos e alunas! Parabéns a todos os Professores Buritienses! ��

    ResponderExcluir
  12. Minha homenagem de hoje é para a Professora Antônia Zélia Cunha, filha de Buriti, onde mora até hoje, uma das primeiras professoras normalista da cidade! "O verdadeiro professor inspira os alunos a aprender através do seu jeito de ensinar". E você Professora Zélia inspirou muitos de seus alunos e alunas! Parabéns a todos os Professores Buritienses! 💐

    ResponderExcluir
  13. Gostaria que homenageasse a professora Ismenia Soares

    ResponderExcluir
  14. Minha homenagem vai a professora Hodáleia a quem me inspiro, te adoro você é maravilhosa.👏👏👏

    ResponderExcluir
  15. Trabalho lindo❤️����

    ResponderExcluir
  16. Minha homenagem é para duas professoras :Helena filha do Senhor José Chofer de Dona Nega ela minha primeira professora na escola Reunida ,e a professora Dalva Freitas irmã de Dona Candinha.Essas duas professoras foram de grande importância na minha vida.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns professora Ismênia que Deus abençoe sempre você e seu trabalho vc merece muitas 👏👏👏👏👏👏🌵

    ResponderExcluir
  18. Maria Delva.
    São tantas professoras e professores que gostaria de homenagear. Em nome de todas e todos que passaram em minha vida vou citar professora Jesus Freitas. Pelo seu carinho e dedicação, sua marca forte,fui sua aluna no Antônio Faria, turno vespertino, nunca esqueci nossa festa de conclusão da quarta série. Com direito à valsa. Obrigada professora!!!

    ResponderExcluir
  19. Eu gostaria de homenagear professor Edison do povoado Belém

    ResponderExcluir
  20. Dentre tantos profissionais da educação buritiense, gostaria que contasse a fundo a história da prof° Donza, uma alfabetizadora de mãos cheias.

    ResponderExcluir
  21. Queria aqui deixar uma mgs de Gratidão a minha Professora Antônia ( Conhecida como Túnica Braz) Uma alfabetizadora que ficou marcada em minha vida, minha História como alguém que fez muita diferença ao me ensinar as primeiras letrinhas... #Gratidão por tudo e por tanto 🙏 Muito Obrigado de todo o meu coração...
    Minha Guerreira mulher forte e perseverante...
    Desejo que Cristo continue abençoando e protegendo vc 🙏

    ResponderExcluir
  22. Gostaria aqui de homenagear a(o)s professor(a)es que alavancaram a educação buritiense com dedicação e amor, falo amor pelo pouco que ganhavam para transmitir uma coisa grandiosa que é o "saber". Todo o Universo Educacional é fator importante para fazer a educação. Mas o professor é o baluarte desse "saber fazer". Minha lista é imensa, mas deixo aqui o meu carinho por todos os professores que todos os dias travam suas batalhas dentro das escolas.
    *Professoras*
    Anita Rocha
    Sofia das Chagas
    Antonia Zélia
    Doris
    Nilma
    Francisca Maria
    Bernadete Pinheiro
    Arina de Melo
    Agnes

    *Professores
    Aidil Carvalho
    José Borges
    Djalma.

    Estes estão gravados na memoria educacional

    Um Salve a todos os Docentes e Feliz Dia dos Professores.



    ResponderExcluir
  23. São tantos Professores que eu queria homenagear mas.... Então queria pedir que fosse contado aqui a História da minha Querida Professora Doris de Jesus!!!

    ResponderExcluir
  24. Me homenagem ao professor Iran Cardoso a sua alegria e dedicação ao trabalho é um exemplo para todos os profissionais da educação parabéns professor Iran

    ResponderExcluir
  25. Lindas homenagens mas, tenho um desafio e curiosidade....
    Algum estudante em Buriti nascido a partir de 1980 não foi aluno dos professores Raimundo Nascimento, Eliane Rosa, Zezim ou José Tadeu?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eu Professor - Conceição Linhares

Dia de festa em Governador Nunes Freire